SEMANA DA DANÇA - O PÁSSARO AZUL

fonte
O Pássaro Azul é um pas de deux que faz parte do balé A Bela Adormecida, de Marius Petipa com música de Tchaikovsky. Aparece no último ato e é descrito como uma das interferências de Petipa que, tinha como característica inserir coreografias que não tinham muito a ver com a história contada mas, enriqueciam a obra. Leia abaixo um trecho do texto de Luiza Lagoas contando o último ato de A Bela Adormecida onde encontramos O Pássaro Azul passado o feitiço lançado sob Aurora:

O castelo e os jardins voltam a ser os mesmos de cem anos atrás e todos acordam como se tivessem dormido apenas uma noite . O príncipe pede Aurora em casamento e o rei aceita e concorda em realizar a cerimonia imediatamente . Outra grande festa é organizada no castelo e como tudo isso fora obra da fada Lilás , todos os seus amigos das histórias de fadas comparecem ao casamento : O Gato de Botas com uma gata branca , Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau , Cinderela e o Príncipe , A Bela e a Fera , O Pássaro Azul e a Princesa encantada , o Pequeno Polegar e muitos outros . Foi uma festa maravilhosa . Aurora dançou toda a noite com o seu noivo . acordada e feliz graças ao seu amor.





Curiosidade: O Pássaro Azul também aparece em um filme homônimo porém é baseado na peça de Maurice Maeterlink que conta a história de duas crianças em busca do Pássaro Azul que, para eles significava a felicidade.

Comentários