CARNAVAL DO HARLEQUIN


HARLEQUINADE
Ballet de Marius Petipa com música de Riccardo Drigo, criado em 1900.


Conta a história da paixão de Harlequin por Colombina e as tentativas, do pai do moço, para impedir o casamento. Cassandre, o pai, usa seu criado Pierrot, casado com Pierret que não gosta nem um pouco da situação, chegando ao ponto de fazer Harlequin em pedaços. Para desespero de Cassandre a Fada Boa reconstrói Harlequim que se casa com Colombina.


Harlequinade inspirou Michel Fokine a criar Carnaval.




A música Serenade é linda e a mais conhecida do ballet.



 
O sambista Zé Keti compôs Máscara Negra, sobre o mesmo tema. A música é linda, minha marchinha preferida.







 
Quanto riso! Oh! quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando
Pelo amor da Colombina
No meio da multidão.
Foi bom te ver outra vez,
Está fazendo um ano,
Foi no carnaval que passou.


Eu sou aquele Pierrô
Que te abraçou e te beijou meu amor.
Na mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade.
Vou beijar-te agora,
Não me leve a mal:
Hoje é carnaval
Ouça essa verão do Monobloco clicando: 





Comentários